O concreto pré-moldado é um produto de construção produzido por concreto lançado em um molde reutilizável ou “fôrma” que é então curado em um ambiente controlado, transportado para o canteiro de obras e alocado no lugar determinado em projeto. Em contraste, o concreto padrão é lançado em fôrmas específicas no local e curado no local da obra.
Ao produzir concreto pré-moldado em um ambiente controlado (tipicamente referido como uma planta pré-moldada), o concreto pré-moldado tem a oportunidade de curar adequadamente e ser monitorado de perto pelos funcionários da fábrica.

O uso de um sistema de concreto pré-moldado oferece muitas vantagens potenciais sobre a concretagem no local:
- A produção de concreto pré-moldado pode ser realizada no nível do solo, o que ajuda na segurança durante toda a fabricação.
- Há maior controle sobre a qualidade do material e a mão-de-obra em uma planta pré-moldada em comparação com um canteiro de obras.
- As fôrmas usadas em uma planta pré-moldada podem ser reutilizadas centenas a milhares de vezes antes de serem substituídas, muitas vezes tornando-o mais barato do que a fabricação no local quando se olha para o custo por unidade de trabalho de fôrma.
Por isso, quando for pensar em construir um galpão por exemplo, é importante se atentar para esta opção construtiva e solicitar de sua construtora uma análise da viabilidade técnica e financeira deste tipo de construção para verificar se adequa à sua necessidade.